ARXX É A ÚNICA PAREDE NO BRASIL A SUPERAR INTEGRALMENTE A NORMA DE DESEMPENHO NBR 15.575

Problemas como a falta de privacidade entre cômodos e unidades, janelas e portas que não isolam ruídos da rua,  instalações hidrossanitárias,  equipamentos barulhentos, ou o comum “toc toc” na laje do vizinho de cima, estão com os dias contados.

Com a entrada em vigor da Norma de Desempenho NBR15.575, o setor da construção civil passa por uma conscientização geral e obrigatória, já que as normas técnicas brasileiras têm valor de lei.

Essa é uma ótima notícia para os compradores de imóveis, uma vez que o conforto acústico sempre foi negligenciado pelos empreendedores, justamente pela falta de regulamentação. Mas nem sempre foi assim, em meados de 1970, quando se iniciou um movimento pela racionalização da construção civil, as estruturas foram ficando cada vez mais leves, as paredes menos espessas, as janelas e portas mais finas, havendo um processo de redução do peso das construções, com o intuito de economizar.

Sendo o isolamento acústico  regido a grosso modo pela lei das massas: quanto mais densa e pesada é uma laje, uma parede, uma porta ou uma janela, menos ruídos são transmitidos através delas, o conforto acústico foi um dos itens que mais sofreu.

Os problemas enfrentados pelos moradores de condomínios com isolamento acústico ocorrem de diferentes formas: de um apartamento a outro, a partir de áreas de lazer como o salão de festas, ou ainda de vizinhos externos para o condomínio como um todo, chegando ao correspondente  de  40% das multas aplicadas contra moradores.

Além dos prédios residenciais, os barulhos podem ser perturbadores também em edifícios comerciais e públicos. Dentre os fatores que acarretam risco para a saúde no ambiente de trabalho, o ruído se apresenta como o mais constante.

Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que a exposição ao ruído é a terceira maior causa de doenças ocupacionais.

Uma das principais causas de todos esses problemas é que alguns edifícios são construídos sem nenhuma preocupação com o isolamento acústico, sendo  assim convertidos em caixas de ressonância, que comprometem a qualidade acústica e o sossego dos usuários.

A NBR15.575 define as classes de desempenho acústico  como mínimo, intermediário e superior e, apesar de a maioria dos índices de desempenho acústico mínimos serem baixos, se comparados às normas europeias, pelo menos veremos surgir um patamar que, ao longo do tempo, deverá ser cada vez mais exigente.

Uma das melhorias imediatas em relação ao conforto acústico é que as paredes de geminação entre dormitórios e outros ambientes passem a ter um desempenho mínimo de 45dB de isolamento.

ARXX  É A ÚNICA TECNOLOGIA CONSTRUTIVA DO MERCADO A SUPERAR INTEGRALMENTE A NORMA DE DESEMPENHO NBR15.575.

Divididos em duas linhas de produtos blocos para parede de vedação e blocos para paredes estruturais que superam a norma de desempenho, ARXX proporciona uma obra limpa e de qualidade superior, garantindo benefícios nunca antes oferecidos no mercado da construção civil brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: