QUAL A DIFERENÇA ENTRE MÉTODO E SISTEMA CONSTRUTIVO NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

Podemos afirmar que “método construtivo” (ou método de produção) e “sistema construtivo” são temas muito abordados no mercado da construção civil atual, sendo tratados em conjunto ou até mesmo como se fossem um só.

Para entender melhor os dois temas vamos buscar defini-los e saber a diferença entre eles? Você tem controle sobre os processos de produção e as normas de construção do mercado da construção?

Pensando nas respostas destes questionamentos, podemos entender o seguinte:

O interessante é entender que, para definir um método construtivo de fabricação, é preciso estabelecer também o sistema construtivo, criando um padrão para a engenharia do imóvel e para a sua produção.

Tanto o Método Construtivo como o Sistema Construtivo andam em conjunto e se complementam. Podemos até afirmar que um não existe sem o outro. Com um método construtivo é possível transformar um processo de produção unitário em um processo de produção em série, onde cada etapa da produção– projetos, fundação, superestrutura, cobertura, instalações e acabamentos – são individualizadas e realizadas por equipe treinada.

Não podemos confundir definições de processos e padrões, com falta de personalização dos projetos. A definição de um método e um sistema construtivo não retira as características de personalização do imóvel. Todo projeto pode ser diferenciado, pode ser desenvolvido para atender uma necessidade específica, com medidas específicas, informações que podem variar de projeto a projeto, ao alterar as informações de cada variável do sistema.  No sistema construtivo se definem quais variáveis serão utilizadas na engenharia e, em cada projeto, são definidas as informações para estas variáveis.

O método construtivo, possibilita uma visão clara do fluxo de produção das obras.

É justamente com a implantação de um método construtivo na obra que se amplia o poder de gerenciamento por meio da construtora. O método traz uma visão melhor sobre o funcionamento da produção, o que possibilita aplicar as melhores tecnologias e novas estratégias de produção. Se ocorrer um aumento de produção, por exemplo, a maioria das construtoras busca solucionar essa situação contratando mais funcionários. Se possuir um processo de produção, um método construtivo definido, não é necessário contratar mais pessoas, podendo até, como no caso da Tecnologia ARXX ICF™, reduzir a quantidade de mão de obra e o tempo de execução da obra.

Tendo esses pontos em vista, podemos dizer que tanto um método de produção, quando um sistema construtivo, são essenciais para levar a indústria da construção civil a um novo patamar. Não se trata de ferramentas para tornar a produção e o imóvel produzido mais engessado, mas sim, meios de aperfeiçoar a produção e gestão de uma obra.

Marcello é Arquiteto e Urbanista formado na UFSC em 1992, com mais de 29 anos de experiência no mercado brasileiro de construção civil. Como Gerente Geral da empresa PRODU`SHOPPING, gerenciou diretamente a produção de mais de 10 empreendimentos do setor de Shopping Center e Hotelaria do país, gerenciando a execução de mais de 440.000 m² construídos em seus 16 anos na empresa. Com MBA de Gerenciamento de Projetos na FGV em 2008, inicia uma importante fase de sua carreira realizando avaliação de viabilidade técnica e econômica, e gestão de Projetos, atuando pela ENGEVIX, uma das principais empresas de Engenharia e Construção do país, por mais de 8 anos nos estados de SP, RJ , MG, PR, SC, RS, ES , PE, PA e AM. Em 2016 ingressou na ARXX S.A. como Diretor Técnico, onde permaneceu até janeiro de 2018, quando tornou-se acionista e foi indicado ao cargo de CEO com mandato de 2 anos. Atualmente responde pela Diretoria Técnica da ARXX.

3 comentários em “QUAL A DIFERENÇA ENTRE MÉTODO E SISTEMA CONSTRUTIVO NA CONSTRUÇÃO CIVIL?

  1. Bom dia! Eu tenho assistido muitos vídeos sobre os produtos ARXX, achei muito interessante! Eu só faço um questionamento. O que me deu a entender que pessoas físicas que queira fazer a sua própria contrução, não consegui comprar o material de vocês.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: